Crepúsculo (Twilight) é um livro sobre vampiros da autoria de Stephenie Meyer e se tornou uma febre mundial. Publicado originalmente em capa dura, em 2005, este livro é a génese da saga, onde Bella Swan é apresentada ao leitor, como uma estudante que se muda de Phoenix, Arizona, para Forks, Washington, colocando sua vida e de sua família em risco ao apaixonar-se pelo vampiro Edward Cullen.
POLÊMICAS
Stephenie Meyer declarou que a maçã na capa de "Twilight" representa o fruto proibido do livro de Gênesis. Ela simboliza o amor de Bella e Edward, o que é proibido, semelhante ao fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, como está implícito pela citação de Gênesis 3:3 no início do livro. Representa também o conhecimento de Bella daquilo que o bem e o mal são, bem como a escolha que ela tem do "fruto proibido", Edward, escolhendo ou não vê-lo. Em uma das cenas do filme, uma maçã cai e Edward a pega. O jeito que ele pegou a maçã com as duas mãos formou a imagem da capa.
ADAPTAÇÃO DO LIVRO PARA UM FILME
O sucesso foi tanto que logo começou a ser cogitada uma adaptação do livro para um filme. Logo a autora do livro convidou Catherine Hardwicke para dirigir este tão aguardado filme. E transformou os protagonistas: Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson) em celebridades.
Como toda adaptação que se preze, esta teve inúmeras reclamações por parte dos fãs ávidos do livro, a crítica mais fervorosa foi com a relação ao trio de vampiros "do mal", James (Cam Gigandet), Laurent (Edi Gathegi) e Victoria (Rachelle Lefèvre) pois os fãs acreditaram que as atuações estavam bem abaixo do que o esperado.
Mesmo assim o vampirinho James arrancou suspiros nas salas de cinema, vai entender?
Uma ótima dica para um final de semana, primeiro você lê o livro, depois assisti ao filme. Ah! e não esquece de me comentar o que achou !!!